terça-feira, 29 de julho de 2008

Tem culpa eu?!!?!

Nesse caso do bebê morto na creche fico me perguntando, de quem será a culpa? A creche foi negligente? Ou foi um infeliz acidente?
Sinceramente, eu não sei, não tenho certeza a quem culpar, ou melhor, se alguém é culpado.
Ontem durante a exibição dessa notícia, tivemos um casual debate entre a família sobre o assunto, minha irmã era a única com a opinião convicta que a creche tinha culpa, e deveriam pagar por isso. Meus pais achavam que foi uma infeliz desgraça, eu fiquei com meus pais, mas mesmo assim com sérias dúvidas sobre isso.
Os pais do bebê Gabriel, de sete meses, afirmam que informaram que seu bebê tinha problemas de refluxo, e que foram dadas todas as recomendações acerca disso, por isso acusam a creche de negligência. A diretora da creche afirma que em momento algum sabia que Gabriel tinha problemas de saúde, e teria como provar. Enquanto não sai o laudo, fica esse velho jogo de "empurra", mas acho muito difícil os pais terem esquecido de fornecer tão importante informação para as pessoas que seriam responsável por tão diminuta pessoa.
Penso que se a creche tendo ou não essa informação em mãos tem que responder criminalmente pelo ocorrido, não sei qual punição deveria ser dada, pois ainda acho que foi um acidente, mas mesmo em acidentes existe um culpado.
E penso que quando alguém decide montar um creche e lidar com bebês, com saúde tão delicada, deveria se precaver ao máximo, se cercar de profissionais competentes e especialmente treinados para exercer tal função; esses profissionais deveriam estar constantemente atentos a situação dos bebês, e ter um treinamento especial de primeiros socorros, apesar que tem que ter muito "sangue frio" pra conseguir tentar socorrer alguém neste caso.
Mas muitos como meus pais pensam que foi um acidente e não deveríamos responsabilizar a creche, e na hora da discussão um exemplo que dei a minha irmã foi o seguinte: imagine que uma criança tem problema do coração, é mandada para a escola, e a mesma é informada sobre o problema, mas é uma criança, é difícil mante-la quieta, e por fazer muito esforço físico, essa criança morre de parada cardíaca, nesse caso sinceramente eu não conseguiria culpar ninguém.
A perícia não saiu ainda, deve demorar uns 30 dias (!!!), mas acho que mesmo com a mesma, ainda estaremos num dilema moral, uma encruzilhada que desafiará a todos que tentarem criar regras para decidir o que é certo.




----------------
Now playing: Legião Urbana - Pais e Filhos
via FoxyTunes

Um comentário:

Unknown disse...

8 pecados?! hahahaha