domingo, 10 de agosto de 2008
TV Aberta - Rede Globo de Televisão
Eu simplesmente cansei da Rede Globo de Televisão, sempre com os mesmos programas, não arriscando um passo além do óbvio. Ana Maria Braga, Xuxa e os Cassetas são passado, a audiência baixíssima de seus programas comprovam isso, os espectadores já cansaram deles.
A programação infantil da "poderosa" é desde os tempos de Xuxa e cia. rídícula, tratando nossos "baixinhos" como retardados e invés de entretenimento com conteúdo e cultura, tudo que servem as crianças são entretimento pobre e sem conteúdo. Que saudades dos tempos áureos da Rede Cultura, com o seu Castelo Rá-Tim-Bum.
Na área esportiva é ridículo eles noticiarem apenas os esportes que deteêm os direitos de exibição, se querem falar de esportes que falem de todos, até das competições que não transmitem. A Liga dos Campeões, evento futebolístico muito maior que a Libertadores, não recebe mais que 5 minutos de breves notícias. A última pataquada nessa área, foi com a Eurocopa, o maior evento do futebol de seleções depois da Copa do Mundo, a Globo não deu um segundo de imagem sobre o evento, nem mesmo uma mínima notícia sobre a campeã do torneio, a Espanha. Isso tudo porque a Record exibia todos os jogos. Foi medo de perder audiência para o adversário e nisso quem sai perdendo é o público, porquê muitos amigos meus tinham nem noção do torneio de futebol de altíssimo nível que acontecia no Velho Continente.
E as novelas, mesmo quem gosta vai concordar comigo que não existe história mais previsível que roteiro de novela. O Brasil é o país da novela, sempre fazem e sempre irão fazer enorme sucesso aqui, não tem como fugir disso, mas poderiam mudar a estrutura básica do roteiro:
- mocinho encontra mocinha no começo e se apaixonam;
- vilão conhece mocinha se apaixona por ela mas é desprezado pela mesma;
- vilão decide se vingar e separa o casal;
- mocinha fica com o vilão;
- acontece alguma morte;
- mocinha volta com o mocinho, e vilão é preso;
- acontece o casamento de algum personagem;
- uma festa no final, pra reunir quase todos os personagens;
- fim, todos vivem felizes para sempre.
99,9% das novelas, seguem essa estrutura, tem como mudar não?!?! Prefiro nem comentar dos personagens canastrões, caricatos ou altamente esteriotipados...
Mas mesmo com todos esses pequenos problemas, a Globo, é a muito tempo, o maior canal de televisão brasileiro, com influência em todos os ramos da sociedade. É aí que mora o perigo, porquê a Globo discretamente vem manipulando os seus telespectadores a um longo tempo, dizendo que toda a sua programação é voltada para o entretenimento e informação do público, mas na verdade sua programação é utilizada de forma a discipular o povo, que alienado não consegue perceber que todas as "verdades" não estão ali, existem outras versões para o mesmo fato além daquela que fomos doutrinados a reconhecer como a "oficial". E todo esse poder foi conquistado através de seu poder político, se dizendo imparcial, mas manipulando todos de tal forma, que até presidentes conseguem eleger.
Eu CANSEI DE SER MANIPULADO, eu quero tomar a pílula vermelha para sair da Matrix.
Enfim, apesar de tudo isso, não precisamos deixar de ver a Globo, existem bons programas como o Profissão Repórter e o Fantástico, mas vejam com senso crítico, e mudem de canal, existem outros além da poderosa. E em futuros posts pretendo abordar a situação de cada um dos concorrentes. Abra os olhos.
----------------
Now playing: Engenheiros do Hawaii - Somos Quem Podemos Ser
via FoxyTunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário