sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Eu vi e recomendo... ou não!!!

Faz tempo que os gêneros Suspense/Terror estão abandonados no cinema, totalmente entregues a produções medíocres e oportunistas, como suspenses feitos em modo automático (a base da história é SEMPRE a mesma) para adolescentes e refilmagens de filmes orientais, algumas o original tinha menos de um ano de lançamento.

Mas alguns filmes ultimamente nos fazem acreditar que esse cenário está mudando, primeiro surgiu O Albergue, que na verdade está mais "torture porn" e se mostrou nada inovador, mas a esperança renasceu com três excelentes produções Extermínio, Abismo do Medo Cloverfield, o primeiro um filme inglês que pra mim reinventou o gênero dos filmes de zumbi e definitivamente me conquistou. Abismo do Medo, também um filme inglês, começou "tímido" mas rapidamente conquistou a crítica e o público, com seu clima claustrofóbico e sanguinolento. Cloverfield com produção do midas J.J. Abrams ressuscitou os filmes de suspense com câmera de mão, que com sua visão em First Person mergulham o espectador na história.



Enfim, em 2008 surgiu [·REC], um espetacular suspense espanhol, que uniu as melhores qualidades de Abismo do Medo, o clima claustrofóbico, e Cloverfield, a visão em primeira pessoa que amplia ainda mais a tensão no filme. [REC] assim como Abismo do Medo é uma produção "modesta", mas devido a sua qualidade ganhou grande prêmios e merecida notoriedade, com isso veio a grande divulgação no boca a boca além do marketing tradicional, portanto devemos agradecer aos divulgadores do filme pois enfim nada é revelado nas resenhas do filme, quando o filme inicia você está no escuro, não sabemos quase nada da história, quando aparece no vídeo Ángela Vidal.

Ángela Vidal interpretada pela linda e talentosa Manuela Velasco, é uma repórter gravando um especial sobre a rotina dos bombeiros para o seu programa na madrugada e a noite prometia ser um marasmo, quando os bombeiros recebem um chamado e Angela e seu câmera Pablo, o próprio diretor de fotografia do filme, acompanham os bombeiros até um prédio onde a polícia está na porta e todos os moradores desceram ao primeiro andar após ouvirem um horrendo grito da moradora idosa do primeiro andar. Quando os bombeiros e policiais vão ao apartamento da idosa ela está imóvel e banhada de sangue, todos estranham mas se aproximam até que a senhora arranca um pedaço do pescoço de um policial, o que era uma simples ocorrência se transforma, o prédio é colocado em quarentena, o clima do filme muda e o medo se instala em todos.

A partir daí o terror impera, todos chocados com os acontecimentos sem informações entram em pânico, os personagens aos poucos vão se transformando, começam a se acusar e a revelar-se. O filme a cada minuto com sua câmera inquieta consegue tirar um suspiro de medo do espectador, com poucos minutos de alívio o espectador torce para que tudo acabe bem, mas em vão, o sentimento claustrofóbico e a tensão são mantidos até o fim.

Quando tudo acabou fiquei altamente aliviado, mas ainda MUITO assustado, sério, eu vejo muitos suspenses, adoro o gênero, mas nada poderia ter me preparado para aquilo, eu senti MUITO medo durante o filme, o que curiosamente agora me alegra pois tive a certeza de ter visto um dos melhores suspenses da minha vida. Agora só o que me assusta mais que [REC] é a idéia que além do lançamento de um remake americano, "Quarentine", já estão gravando a sua continuação, [REC] 2, que como todos sabem uma continuação mal feita pode tirar o brilho até do primeiro filme. Espero que [REC] imite uma "característica" então de Extermínio, uma continuação no mesmo nível ou melhor que o anterior.

--------------------------------
Obs.: Não sou estudante de cinema, jornalismo ou afins, isso não é uma crítica ou resenha profissional, é apenas a minha opinião sobre o filme, como seu eu estivesse o recomendando aos meus amigos, é o meu ponto de vista aliado algumas informações do IMDb (tanto que linkei todos os filmes para o IMDb).

3 comentários:

Unknown disse...

filmes de terror me dão medo. grado nao.

Unknown disse...

velho nao sou mto fa de filmes de terror.. mas depois q lih seu comentario me interessei pelos filmes q citou.. mto boom!!

Anônimo disse...

Hum...apesar q n sou fã desse estilo d terror , o filme rec parec q a critica flw bem so,e vc pelo q li tambem né ..aoakoakaokaokaoakoak