sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Eu na cozinha - Frango Nota 10


Nas férias com o ócio batendo nas nuvens, resolvi realizar atividades altamente estranhas para o meu cotidiano, como colocar o meu corpo pra exercitar e queimar as diversas calorias em excesso e ver alguns programas na TV, como o do clone ancião da Xuxa, o programa da Ana Maria Braga.

E pra minha surpresa em uma das edições do Mais Você acompanho a execução de uma receita enviada por um telespectador, que era aparentemente deliciosa e principalmente SUPER fácil de ser realizada, até por mim que sou uma toupeira ao lidar com panelas. A receita era de uma espécie de
canelone, mas ao invés de uma massa tipo de macarrão, era somente com presunto, muzarela e recheado com frango, usando também molho de tomate com outros queijos.



Assim que vi a receita, minha ideia no ato foi que aquilo deveria se transformar num tradicional almoço familiar de Domingo, mas a ser realizado por minha mãe, e não por este que vos fala., inclusive quando mostrei a receita a minha mãe ela de fato também se interessou, e providenciou os ingredientes. Mas não sei se devido a não ter prestado muita atenção no vídeo da receita ou devido a preguiça mesmo (aposto tudo que tenho na segunda opção), minha mãe deixou incumbido a mim e minha irmã fazermos o almoço, ok ela é louca, mas por incrível que pareça eu e minha irmã mandamos muito bem e realizamos um delicioso almoço.

O engraçado que esse é um daqueles raros momentos em que eu e minha irmã nos damos muito bem, ela ficou com a mão na massa e eu banquei o
Chef, quase um Edu Guedes (risos), como eu a este ponto já sabia a receita de cor eu dei as ordens direções e como ela tem mais prática colocou a mão na massa, enfim ela era os músculos e eu o cérebro. A melhorar parar de conversa fiada, e dar logo a bendita receita:


FRANGO NOTA 10 (eu e minha irmã estamos pensando até hoje num nome melhor do que esse nome escroto que deram pra receita)


Ingredientes:
- 1 Kg de filé de peito de frango
- 24 fatias finas de presunto
- 24 fatias finas de queijo muzzarella
- Um pacote (ou 500g) de molho de tomate
- Uma lata de creme de leite com o soro
- Uma lata de milho verde escorrida
- Um copo de requeijão
- 100g de queijo parmesão ralado na hora
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 dentes de alho ralados
- 1/4 xicara de salsinha bem picadinha
- 200ml de água

Modo de Preparo:

Corte os files de frango em "dedinhos", ou seja, pedaços compridos que tenham o comprimento da LARGURA da fatia de presunto, e a grossura pouco maior que um dedo. O objetivo é fazer pequenos CANELONIS com as fatias de presunto e queijo, tendo o pedaço de frango no meio recheando. Tempere este frango com o sal e a pimenta a gosto, e o alho ralado.

Faça pequenos canelonis da seguinte maneira. Coloque uma fatia de mozzarella em cima de uma de presunto, coloque na ponta um pedaço do frango, e enrole no sentido do comprimento. O presunto fica por fora.

Misture as 500g do molho de tomate com 200ml de água. Coloque metade desta mistura em um pirex retangular alto que comporte os 24 rolinhos de frango. Disponha, bem juntinhos, como canelonis, os rolinhos de frango em cima da mistura de molho com água. Em cima dos rolinhos, coloque a outra metade da mistura de molho com água, para que cubra tudo.

Coloque em forno pré aquecido a 220 graus, em um tabuleiro com banho maria(para não queimar por baixo), por cerca de 25 minutos, para cozinhar o frango.

Enquanto isso, no liquidificador, bata (apenas pulse por 10 segundos, o objetivo não é fazer um purê homogêneo, e sim ainda ficar com pedacinhos) o creme de leite e o milho. Reserve.

Tire o pirex do forno, e deixe o forno ligado. No pirex, em cima do frango e do molho - que deve ter evaporado um pouco - espalhe o creme de milho.

Por cima do creme de milho, às colheradas, coloque o requeijão. Pode ser de forma irregular, pois vai derreter e espalhar. Salpique generosamente queijo parmesão (ralado na hora e de boa
qualidade, por favor) e a salsinha em cima de todo o pirex.

Volte ao forno por mais 15 minutos ou menos (dependendo do forno) até gratinar bem.

Sirva com arroz branco, e depois me diga se não é uma delícia!!!

BON APPÉTIT!!!

Nenhum comentário: